Sobre - Suzanna Schlemm

train_station

Suzanna é uma pintora figurativa interessada em nossas emoções. As histórias que suas pinturas nos contam falam de assuntos que já nos habitam: ver sua pintura é olhar para dentro de nós mesmos.

Formada em Comunicação, antes de se voltar para pintura foi redatora publicitária. Em 2001 se mudou para Nova Iorque para estudar pintura e inicar o que acabaria se tornando sua segunda carreira. Em NY, Suzanna montou seu próprio currículo, escolhendo seus professores e escolas, sempre focada na prática e na técnica. Aproveitou ao máximo a efervescência da cidade: foi aluna período integral da Faculdade de Belas Artes New York Studio School, onde ganhou múltiplas bolsas de estudo. Em paralelo, realizou diversos cursos de desenho, pintura e gravura em outras escolas, como a School of Visual Arts e a New York Students Art League. Mais recentemente, em 2015, passou no estreito processo seletivo para atender ao workshop do pintor Alex Kanevsky, em Madri.
Entre suas exposições podemos destacar uma individual no Northhampton Center for the Arts, em Massachussets, EUA; e duas coletivas no Centro Cultural Correios e no Parque das Ruinas, ambas no Rio de Janeiro. Teve uma série de desenhos publicada no livro “Stroke of Genius 3, The best of drawing, da Editora North Ligth Books.
Hoje Suzanna vive e trabalha em São Paulo. Suas pinturas estão presentes em coleções de todo o mundo.

“É sobre a estranha familiaridade das horas ordinárias que o trabalho de Suzanna Schlemm se debruça. É a inquietante estranheza que exala da banalidade da vida cotidiana. São como instantâneos fotográficos, fragmentos de acontecimentos corriqueiros, ignorados na desatenção dos dias, como o simples ato de afastar a cortina transparente para se olhar pela janela… O ato de afastar esse “viés” intermediário, como dizia Alberti, que fazia a passagem entre “o olho e a coisa vista”. E o que mais tem buscado a arte, ao menos desde o egresso dos deuses, do que desvelar a ilusória familiaridade do mundo?”

 Marisa Flórido, crítica de arte

PUBLICAÇÕES

 

 

OBRIGADO POR ASSINAR
A NEWSLETTER!